Análise da expansão urbana em áreas suscetíveis à inundação utilizando o Modelo HAND: o caso da Região Metropolitana de Porto Alegre, Brasil

Vagner Mengue, Rosana Guerra, Deyvid Monteiro, Meriene Moraes, Helena Vogt

Resumo


O objetivo deste trabalho é contribuir para avançar no conhecimento acerca do potencial do Modelo HAND para avaliação e monitoramento da expansão urbana da Região Metropolitana de Porto Alegre (RMPA) em áreas suscetíveis à inundação. Como procedimento metodológico foi utilizada a combinação de imagens de iluminação noturna com índices de vegetação NDVI do satélite Landsat. Para identificar as áreas suscetíveis à inundação, foi utilizado o Modelo HAND. Foi identificado um aumento de 22,15% da área urbana ocupada entre os anos 1985 e 2015. Com o Modelo HAND foi possível identificar que as novas ocupações urbanas estão situadas em cotas de até 2 metros de elevação em relação à drenagem mais próxima. Este dado evidencia que áreas identificadas como de expansão estão localizadas em cidades problemáticas do ponto de vista de inundações.

 

Palavras-chave: Expansão urbana, áreas suscetíveis,  inundação, Modelo HAND, Região Metropolitana, Porto Alegre, Brasil.

 

http://dx.doi.org/10.17127/got/2017.12.010

Data de submissão: 2017-07-31
Data de aprovação: 2017-11-29
Data de publicação: 2017-12-30

Texto Completo: PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Entidades Patrocinadoras